Retomada do seguro desemprego após dispensa do novo emprego ou do contrato de experiência
O seguro desemprego será suspenso caso:
a) o trabalhador seja admitido em um novo emprego; ou
b) receba um benefício de prestação continuada da Previdência Social (com exceção da pensão por morte ou auxílio-acidente).
Caso trabalhador que estiver recebendo seguro desemprego volte a trabalhar registrado, o recebimento do benefício será suspenso.
Então surge a dúvida do trabalhador: Se for dispensado do novo emprego, poderá retomar o recebimento do seguro desemprego que estava recebendo?

A resposta é que o seguro desemprego não é extinto caso o trabalhador seja recontratado em outro emprego, ficando apenas suspenso.
Assim, em caso de nova demissão, a retomada do seguro desemprego é possível, desde que não tenha passado 16 meses, a contar da demissão que gerou direito ao seguro e desde que a nova demissão não tenha ocorrido por iniciativa do trabalhador (ou seja, se a dispensa tenha ocorrido por iniciativa do empregador ou em virtude do fim do contrato temporário ou de experiência).
O procedimento para retomada é semelhante à entrada no seguro, nos seguintes locais: Delegacia Regional do Trabalho, no Sistema Nacional de Emprego e nas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal.
Comments